quinta-feira, 23 de agosto de 2007

A Melhor Creche


Uma vez encontrada a “melhor” creche...


A chegada à creche
processo de adaptação

Feita a escolha chegou a altura de planear uma visita à creche com o seu filho. Visitar a escola possibilita que a criança ultrapasse possíveis receios, essencialmente pelo desconhecido. Afinal, Angustia, medo, insegurança são reacções normais à separação dos familiares, à mudança de local e rotinas.


Os pais devem, desde cedo, procurar estabelecer contacto com a mesma, de forma a conhecer a futura educadora e técnicas auxiliares. O modo mais fácil de o fazer é programar um passeio à creche antes da abertura. Fazer um plano de integração será uma solução acertada, de modo a haver a troca de informações sobre o seu filho: hábitos e rotinas.


O processo de adaptação deverá ser acompanhado pela presença dos pais. Este processo deverá acontecer de forma gradual, pois o ritmo de adaptação varia de criança para criança. Inicialmente a criança poderá mostrar-se desconfortável, insegura emocialmente, ter falta de apetite, perturbações de sono e ter momentos de irrequietude e choro...

Aos Pais:


· Seja pontual;
· Respeite as regras e normas da instituição;
- Quando o seu filho estiver com uma doença contagiosa não o leve à creche. Regresse com uma declaração médica em que conste que a criança já poderá frequentá-la;
· Vista ao seu filho roupas práticas;
· Comunique as faltas do seu filho;
· Esteja presente nas reuniões.


Aqui vós apresento algumas propostas já postas em prática, que certamente tornarão mais agradáveis os primeiros dias do seu filho numa creche. Porém não se esqueçam que a integração da criança à creche passa pelo envolvimento dos pais e da escola.
Rita Bonança

Sem comentários: