sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Projecto Era uma Vez...

1. Fundamentação

Antes de iniciar a nossa viagem pelo Mundo das histórias gostaria de destacar uma citação de Daniel Pennac, que diz:

«Excelentíssimas crianças,

Se eu fosse vocês, a primeira coisa que pediria à professora ao entrar em sala de aula, pela manhã, seria: "Professora, leia uma história para nós!" Não existe melhor maneira de começar um dia de trabalho! E no final do dia, quando a noite chega, meu pedido ao adulto mais próximo seria: "Por favor, conte uma história para mim!" Não existe melhor maneira para escorregar nos lençóis da noite! Mais tarde, quando vocês já forem grandes, lerão para outras crianças aquelas mesmas histórias. Desde que o mundo é mundo e que as crianças crescem, todas estas histórias escritas e lidas têm um nome muito bonito: literatura.»

A educação passa pelo modelo que nós somos, pela nossa autenticidade e espontaneidade em agir mas, para se ser educador há que reformular a nossa própria educação. É certo que não existem receitas nem regulamentos para se poder educar. Mas podemos e devemos, apoiar-nos nas ciências da educação. Cabe a cada um de nós esta missão de contribuir para a construção de uma sociedade mais aperfeiçoada, mais rica de valores humanos que todos desejamos, pais, avós, professores e educadores...

O projecto intitulado “ Era uma Vez...” surgiu como o resultado das necessidades sentidas relativamente ao nível linguístico das nossas crianças. Assim sendo, e com o intuito de fomentar o gosto pelas histórias destacarei, em seguida, o projecto que irá ser desenvolvido na sala Branca Neve.


2. Como surgiu? Porque?

Durante a minha prática de trabalho, constatei que a área prioritária a trabalhar com nossas crianças, seria ao nível da linguagem oral. Na verdade, grande parte demonstrava problemas:

- Na correcta articulação;
- Na pronuncia de algumas palavras;
- Na construção de frases;
- Em exprimir-se de forma clara e espontânea;
- Em contar um acontecimento ou história com sequência.


3. A História da Branca de Neve e os Sete Anões

Relata a história da princesa Branca de Neve, assim chamada por ter a pele muito branca, os lábios vermelhos como o sangue e os cabelos negros como o ébano e que vivia num lindo castelo com seu pai e sua mãe. Havia um príncipe do reino vizinho que muito a admirava mas que secretamente. Passado algum tempo, o rei enviuvou e voltou a casar com uma mulher belíssima, mas extremamente cruel e, além disso feiticeira que desde o primeiro dia tratou muito mal a menina.
Quando o rei morreu, a feiticeira, vendo que a Branca de Neve possuiria uma beleza que excederia a sua, obrigou-a a fazer todo o trabalho no castelo. A rainha tinha um espelho mágico e todos os dias lhe perguntava quem era a mulher mais bonita do mundo. Todas as vezes o espelho respondia que era ela. Um dia, ao fazer a habitual pergunta, o espelho respondeu que a rainha era bela, mas que Branca de Neve era mais bela do que ela. A inveja da malvada rainha a fez mandar um caçador levar Branca de Neve, ao bosque, e lá matá-la. Como prova de que havia cumprido este ato, ordenou-lhe que trouxesse o coração de Branca de Neve. Mas o caçador teve pena da princesa e poupou-lhe a vida, ordenou-lhe que fugisse. Para comprovar que havia obedecido às ordens da madrasta, entregou-lhe o coração de um veado.
Branca de Neve andou pelo bosque e, quando estava muito cansada, adormeceu profundamente numa clareira. No dia seguinte, quando acordou, estava rodeada pelos pequenos animais da floresta, que a levaram até uma casinha no centro do bosque. Dentro, tudo era pequeno: mesas, cadeiras, caminhas. Por todo o lado reinava a desordem e tudo estava muito sujo. Ajudada pelos animaizinhos, deixou a casa toda arrumada e depois foi dormir.
Ao anoitecer, chegaram os donos da casa. Eram os sete anõezinhos
, voltando da mina de diamentes
onde trabalhavam. Quando a princesinha acordou, eles se apresentaram: Soneca, Dengoso, Dunga (o único que não tinha barbas e não falava), Feliz, Atchim, Mestre e Zangado. Ao serem informados dos problemas da princesa, eles resolveram tomar conta dela e deixam ela ficar.
A malvada rainha não tardou, por meio do seu espelho mágico, a saber que Branca de Neve estava viva e continuava a ser a mulher mais bonita do mundo. Decidiu então acabar pessoalmente com a vida da princesinha. Disfarçou-se de pobre-velhinha-indefesa, envenenou
uma maçã
e foi até a casinha dos anões. Quando eles sairam para trabalhar, ofereceu a maçã envenenada e Branca de Neve mordeu-a e caiu adormecida.
Quando os anõezinhos regressaram, pensaram que Branca de Neve tivesse morrido. De tão linda, eles não tiveram coragem de enterrá-la. Então fizeram um caixão de diamantes. Estavam junto da princesa adormecida, quando por ali passou o príncipe do reino vizinho que há muito tempo a procurava. Ao ver a bela Branca de Neve deitada no seu leito, aproximou-se dela e deu-lhe um beijo de amor. Este beijo quebrou o feitiço e a princesa despertou. O príncipe pediu à Branca de Neve que casasse com ele. E o feliz casal encaminhou-se para o palácio do príncipe e foram felizes para sempre... (http://pt.wikipedia.org/wiki/Branca_de_Neve)


4
. Quais os Objectivos a Alcançar?

- Aperfeiçoar o nível da linguagem oral ;
- Enriquecer o vocabulário ;
- Criar hábitos de leitura;
- Estimular a capacidade de improvisação na dramatização de histórias;
- Promover actividades relacionadas com a abordagem à escrita e à leitura, como por exemplo: registos sobre o que as crianças dizem e contam, proporcionar o contacto com diversos tipos de texto escrito, incentivar tentativas de escrita, etc;
- Facilitar a troca de livros entre casa e o jardim de infância;
- Fomentar a participação dos pais nas iniciativas pedagógicas do jardim de infância, permitindo a articulação entre a escola e família.



5. O Que Vamos Fazer :

Actividades:

- Criar uma área na sala para o contador de histórias – cadeirão espelho
- Leitura e exploração da história
- Registo escrito – história contada pela pequenada
- Construção de um livro
- Ordenar a história a partir de cartões com imagens
- Criar uma pequena biblioteca
- Desfile de carnaval com fantasias alusivas à história
- Dramatização da história na festa de final do ano
- Visita a uma tipografia e uma livraria

Rita Bonança


2 comentários:

Beta e Luis disse...

Parabéns pelo projecto!Eu tb adoro histórias e de incutir nas crianças o gosto pela leitura e o respeito pelos livros.

Beijinhos e bom trabalho

Drizita disse...

Olá rita!

O meu projecto tambem vai ser sobre as histórias!!
ainda está tudo muito verde, mas gostaria de ir partilhando ideias contigo à medida que vou amadurecendo as minhas!! (se estiveres interessada, claro)
Estou com um grupinho de 4 anos... e tu?

visita o meu blog

http://dri_educ.blog.com/