quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Creches um lugar para o Seu Filho ou não?




Creches


Um lugar para o seu filho ou não?


Antes de terminar a licença de maternidade, muitos pais são confrontados com a situação de não saberem onde deixar o seu filho, qual a escolha mais acertada. Vêem-se obrigados a separarem-se dos seus rebentos e terem de ir trabalhar. Uns decidem deixar os filhos com amas ou com familiares, outros tentam escolher a “melhor” creche, porém existem alguns factores a ter em conta aquando a avaliação e escolha de uma creche.



As normas de segurança e higiene, a localização, as relações humanas com as crianças, os espaços amplos e adequados a cada faixa etária, os horários, a alimentação, o número de crianças por educador, o equipamento e o material são alguns aspectos que muitas mães consideram relevantes na escolha de uma creche.


-As suas instalações devem compreender os seguintes espaços: o berçário, as salas de actividades, a copa de leites, a cozinha, o refeitório, os dormitórios, as instalações sanitárias e os gabinetes

-O dormitório destina-se ao tempo de repouso, com a área mínimas estabelecidas


-As salas de actividades destinam-se ao desenvolvimento das actividades lúdico-pedagógicas, com uma área minima estabelecida por criança


-Ainda deverá existir um espaço para “isolamento” destinado a crianças que adoeçam subitamente

-É indispensvel que haja uma área exterior para actividades de ar livre

- A alimentação deve ser prescrita pelo pediatra da criança e as ementas afixadas num local visível


-Para menores de um ano deverá existir uma copa de leites, destinada à preparação de biberões e papas


-As instalações sanitárias devem ser equipadas com uma bancada, arrumos, prateleiras e gavetas, chuveiro, zona de bacio e móvel de arrumação, um compartimento com lavatórios e sanitas de tamanho infantil। Deverá também existir uma sanita, lavatório e chuveiro adaptado a crianças com N.E.E.

Fico por aqui, deixando aos papás e profissionais do ensino alguns aspectos que considero pertinentes na avaliação e escolha de uma creche.


Rita Bonança

Sem comentários: