quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Banho do Bebé


Caros Papás!


Uma vez que o público-alvo deste blog destina-se também às futuras mães e papás, não resisti em compartilhar convosco o que se passou comigo no papel de mãe pela primeira vez... Tudo aconteceu quando o meu sexto sentido dizia que estava grávida! Porém, não acreditava! A ansiedade que estava a sentir era natural, mas só saberia fazendo o teste.


Assim foi... o teste deu positivo... neste momento grande alegria que pairou no ar e muitas lágrimas de felicidade.


Primeiro gerei-a na minha barriga, sem ainda a ter sentido. Depois, conhecia pela ecografia, o que certamente me provocou algumas lágrimas de emoção ao ouvir o seu coraçãozinho a bater como o galope de um cavalo. Com o passar dos meses recebi a notícia do sexo e depois o primeiro pontapé. Estava tão feliz!


Por tudo isso, senti-me quase que “obrigada” a escrever algo sobre os primeiros cuidados do bebé, pois apesar de ser Educadora de Infância, confrontei-me com um sentimento de insegurança e medo ao tratar da minha filha. Ela era tão frágil que parecia que era feita de vidro.
Tudo se compreende, afinal era mãe!


Cuidados com o bebé: a hora do banho

Nos dias de hoje muitos pais ficam receosos ao dar o banho ao seu filho! Realmente dar o primeiro ou os primeiros banhos num bebé não é para todos! Ou melhor, é para todos mas, nem todos gostam muito de tentar, a insegurança de fazer alguma coisa errada é sempre mais forte.


Além de ser uma medida de higiene o banho deve ser um momento de proximidade e diversão.


O banho deve ser diário e a hora ideal para o dar é ao fim do dia (antes da última refeição), pelo efeito tranquilizante que exerce। Deve ser rápido para evitar o arrefecimento. Dê banho por partes, enquanto lava a cabeça, o corpo do bebé esta protegido। Ao lavar o corpo, já a cabeça está seca, evitando que arrefeça. Mantenha a casa de banho ou quarto a uma temperatura suficientemente quente. Se não se sentir à vontade dê os primeiros banhos na presença de alguém, que o ajudará caso seja necessário. Antes de começar o banho não se esqueça de ter à mão os seguintes objectos como: a toalha, o chapoô, as compressas esterilizadas para olhos e boca, o soro fisiológico, a fralda, a escova de cabelo, o creme hidratante, o creme para o rabinho (se necessário) e roupa confortável. Em seguida, utilize o termómetro para verificar a temperatura da água (não deverá ultrapassar a temperatura axilar do bebé que deve ser medida antes do banho) e coloque primeiro a água fria e em seguida a água quente. Se não tiver um termómetro, tudo bem, verifique a água inserindo o seu cotovelo e não apenas as mãos. É necessário neste momento, que tenha tudo fechado por causa das correntes de ar. Posteriormente, use um dos braços para suportar a cabeça e costas e com a outra mão, lave o bebé, começando pelo rosto e depois percorrendo o corpo.


Tire o bebé da água e enrole-o em uma toalha macia. Deite-o em uma superfície não muito dura e comece a secá-lo. Nunca esfregue a toalha na sua pele e não deixe de secá-lo bem.
Atenção: Nunca deixe o bebé sozinho no Banho. As crianças podem afogar-se em poucos centímetros de água.


Não é difícil?! Agora sentem-se capazes de tentar?
Rita Bonança

Sem comentários: