sexta-feira, 19 de março de 2010

A educação pré-escolar em Portugal

A educação pré-escolar em Portugal
Concepções oficiais, investigação e práticas
Maria de Lourdes Dionísio*Iris Pereira

Resumo

Neste texto, apresentam-se e discutem-se os princípiosteóricos, relativos ao desenvolvimento verbal e àaproximação à expressão escrita, subjacentes àsOrientações Curriculares para a educação pré-escolar emPortugal. Na medida em que tais orientações não são mais do que declarações de intenção, não explicitando nementendimentos teóricos nem estruturando a acção doseducadores, centramo-nos, num primeiro momento, no conceito de “competência linguística” para, num segundomomento, darmos conta do modo como, nos jardins de infância, se dá forma a tais orientações. Especial atenção é concedida a investigações nacionais recentes que, para alémdo conhecimento produzido, têm sustentado os processos de formação inicial e contínua, colmatando, nos contextoslocais o vazio das Orientações Curriculares oficiais.
Consultar:
http://209.85.229.132/search?q=cache%3Abvv41fRpX-UJ%3A195.23.38.178%2Fcasadaleitura%2Fportalbeta%2Fbo%2Fdocumentos%2Fot_educa_pre_escolar_a_C.pdf+educa%C3%A7%C3%A3o+pr%C3%A9-escolar+em+portugal&hl=pt-PT&gl=pt

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