sexta-feira, 19 de março de 2010

cama de bebé


O departamento de pediatria do Hospital Universitário de Bruxelas, na Bélgica, desenvolveu um berço capaz de evitar o bolçar, um problema estomacal que afecta um entre cada cinco bebés e pode causar irritação no esófago, avançou hoje a BBC.
A técnica, descrita na última edição da revista especializada Archives of Disease in Childhood, do British Medical Journal , consiste em fazer com que a criança durma de barriga para cima e inclinada em um ângulo de 40 ou 50 graus.
«Quando o estômago do bebé está cheio, os líquidos estomacais sobem ao esófago, provocando o bolçar. A inclinação proporcionada pelo berço é ideal para evitar que isso aconteça, sem maior desconforto para o recém-nascido», explica Yvan Vandenplas, um dos inventores do berço.
Os benefícios foram observados em um estudo realizado com 25 bebés de três semanas a três meses de idade que não respondiam aos tratamentos convencionais com medicamentos ou alimentação especial.
Depois de uma semana a utilizar o novo berço, 75 por cento dos bebés reduziu o índice de refluxo.
«Tendo em conta o período de desespero entre os pais quando seus bebés não param de chorar, o berço oferece uma solução muito mais rápida que os tratamentos convencionais, pois as melhoras começam a ser observadas logo no primeiro dia de uso», afirma Vandenplas.
Contudo, o estudo encontra-se ainda numa fase preliminar e o berço precisa ainda de ser testado num grupo mais alargado de bebés.

Sem comentários: