Finalidade: Prever, experimentar e observar o que acontece quando se misturam diferentes substâncias e água
«No Jardim de Infância do João, cada menino e menina tem a sua garrafa de água. Quando fica vazia, o João leva-a para casa e o pai ou a mãe volta-a a encher. Deste modo, o João está a Reutilizar o plástico. Outras vezes, o João coloca a garrafa vazia no Plasticão que se encontra na sala: é um caixote de cor amarelo, que ele e os outros meninos e meninas, com a ajuda do educador, construíram e que serve para colocar o plástico. Quando o plasticão está cheio, este plástico é colocado no contentor amarelo do Ecoponto que fica no largo, junto da escola. É para Reciclar.
O João é um menino muito observador e curioso. De manhã, antes de ir para o jardim de infância, o pai prepara-lhe o pequeno-almoço: um copo de leite com uma colher de chocolate em pó ou de mel. Para o pai, um copo de leite com café em pó. Enquanto o pai prepara o pão torrado para os dois, o João mexe o seu leite com chocolate em pó ou com o mel e gosta de os observar a misturar-se com o leite.
Hoje, quando o pai colocou a garrafa da água na mochila do João, este pediu-lhe para levar um pouco de mel e de chocolate em pó para mostrar aos colegas o que acontece quando se mistura. O pai achou a ideia engraçada e até sugeriu que também levasse um pouco de sal, açúcar, uns grãos de arroz, um pouco de óleo da cozinha,….
Já no jardim de infância, o educador achou que para se observar melhor, o ideal seria misturar cada substância numa garrafa de água, pelo que as crianças contaram as substâncias que tinham e foram buscar ao plasticão tantas garrafas quantas as substâncias.
Vamos fazer a experiência como no jardim de infância do João?
Questão-Problema: Todas as substâncias misturam-se com a água do mesmo modo? |
O que vamos mudar… O que vamos medir…
As substâncias (sólidas e líquidas) | Os comportamentos distintos |
O que vamos manter e como
A porção de substância (soluto) - medida: uma tampa rasa A quantidade de água (solvente) – garrafas de plástico transparentes todas iguais e com as respectivas tampas. Tudo bem seco. |
O que e como vamos fazer… O que precisamos…
Colocar em cima de uma mesa diversas substâncias; Colocar a água em cada garrafa; Colocar em cada garrafa uma porção de cada substância e tapar; Agitar de igual forma (na vertical ou horizontal e o mesmo número de vezes) | Porção de: açúcar, sal, areia, arroz, feijão, café, chocolate em pó, óleo/azeite. 8 garrafas de plástico com tampa, todas iguais |
O que pensamos que vai acontecer e porquê
Perguntar às crianças o que acontecerá quando colocarmos cada uma das substâncias nas garrafas de água, fecharmos e agitarmos. Criar um clima favorável à formulação de previsões sobre o que vai acontecer e registar essas respostas. Este registo pode ser na tabela, através de desenho ou transcrevendo as opiniões. |
Executar a planificação atrás descrita.
- Dialogar com as crianças, confrontando as previsões com as observações e introduzindo, no diálogo, os termos «misturar»/«mistura»; «mistura em que se distinguem as substâncias»/«mistura em que não se distinguem as substâncias».
- Incentivar as crianças a procurar semelhanças e diferenças entre misturas, por ex:
açúcar e água/arroz e água
areia e água/arroz e água
açúcar e água/ areia e água
Há substâncias que, depois de misturadas com a água, não se distinguem, como, por exemplo, o sal e o açúcar, e outras que continuam a distinguir-se, como, por exemplo, a areia e o feijão |
A resposta à questão-problema:
Quando misturadas com a água há substâncias que se distinguem e outras que não se distinguem
1 comentário:
Obrigada pela partilha e sugestões.
Enviar um comentário