segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Projecto sobre a água

MISTURAR COM ÁGUA

Finalidade: Prever, experimentar e observar o que acontece quando se misturam diferentes substâncias e água

Your browser may not support display of this image.

«No Jardim de Infância do João, cada menino e menina tem a sua garrafa de água. Quando fica vazia, o João leva-a para casa e o pai ou a mãe volta-a a encher. Deste modo, o João está a Reutilizar o plástico. Outras vezes, o João coloca a garrafa vazia no Plasticão que se encontra na sala: é um caixote de cor amarelo, que ele e os outros meninos e meninas, com a ajuda do educador, construíram e que serve para colocar o plástico. Quando o plasticão está cheio, este plástico é colocado no contentor amarelo do Ecoponto que fica no largo, junto da escola. É para Reciclar.

O João é um menino muito observador e curioso. De manhã, antes de ir para o jardim de infância, o pai prepara-lhe o pequeno-almoço: um copo de leite com uma colher de chocolate em pó ou de mel. Para o pai, um copo de leite com café em pó. Enquanto o pai prepara o pão torrado para os dois, o João mexe o seu leite com chocolate em pó ou com o mel e gosta de os observar a misturar-se com o leite.

Hoje, quando o pai colocou a garrafa da água na mochila do João, este pediu-lhe para levar um pouco de mel e de chocolate em pó para mostrar aos colegas o que acontece quando se mistura. O pai achou a ideia engraçada e até sugeriu que também levasse um pouco de sal, açúcar, uns grãos de arroz, um pouco de óleo da cozinha,….

Já no jardim de infância, o educador achou que para se observar melhor, o ideal seria misturar cada substância numa garrafa de água, pelo que as crianças contaram as substâncias que tinham e foram buscar ao plasticão tantas garrafas quantas as substâncias.

Vamos fazer a experiência como no jardim de infância do João?

Your browser may not support display of this image.

Questão-Problema: Todas as substâncias misturam-se com a água do mesmo modo?

O que vamos mudar… O que vamos medir…

As substâncias (sólidas e líquidas) Os comportamentos distintos

O que vamos manter e como

A porção de substância (soluto) - medida: uma tampa rasa

A quantidade de água (solvente) – garrafas de plástico transparentes todas iguais e com as respectivas tampas. Tudo bem seco.



O que e como vamos fazer… O que precisamos…

Colocar em cima de uma mesa diversas substâncias;

Colocar a água em cada garrafa;

Colocar em cada garrafa uma porção de cada substância e tapar;

Agitar de igual forma (na vertical ou horizontal e o mesmo número de vezes)

Porção de: açúcar, sal, areia, arroz, feijão, café, chocolate em pó, óleo/azeite.

8 garrafas de plástico com tampa, todas iguais


O que pensamos que vai acontecer e porquê

Perguntar às crianças o que acontecerá quando colocarmos cada uma das substâncias nas garrafas de água, fecharmos e agitarmos.

Criar um clima favorável à formulação de previsões sobre o que vai acontecer e registar essas respostas. Este registo pode ser na tabela, através de desenho ou transcrevendo as opiniões.


Your browser may not support display of this image.

Executar a planificação atrás descrita.

Your browser may not support display of this image.

- Dialogar com as crianças, confrontando as previsões com as observações e introduzindo, no diálogo, os termos «misturar»/«mistura»; «mistura em que se distinguem as substâncias»/«mistura em que não se distinguem as substâncias».

- Incentivar as crianças a procurar semelhanças e diferenças entre misturas, por ex:

açúcar e água/arroz e água

areia e água/arroz e água

açúcar e água/ areia e água

Your browser may not support display of this image.

Há substâncias que, depois de misturadas com a água, não se distinguem, como, por exemplo, o sal e o açúcar, e outras que continuam a distinguir-se, como, por exemplo, a areia e o feijão

A resposta à questão-problema:

Quando misturadas com a água há substâncias que se distinguem e outras que não se distinguem


2 comentários:

rute moura disse...

Obrigada pela partilha e sugestões.

Certamen EducaRed disse...

Estimados/as “bloggers”,

Permita-nos felicitá-los por este blog e , em geral, pelo uso pedagógico que fazem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Nos gostaria de convida-los a participar no Concurso Internacional EducaRede, que pretende facilitar a comunidade educativa novas ferramentas, conhecimentos e métodos de trabalho para assumir as mudanças que as Tecnologias da Informação e Comunicação provocam na nossa sociedade e nas novas gerações de estudantes, assim como nos métodos de ensino e aprendizagem.
Te animamos a visitar nosso site, http://www.educared.org/certameninternacional, onde encontrará muita informação do evento.
Podem participar do Concurso criando blogs, webs e wikis. Também os professores podem participar sozinhos, com Experiências Didáticas relacionadas com o uso das TIC.
O prazo de inscrição finaliza no dia 16 de abril. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com o Escritório do Concurso.

Cordialmente,
Escritório do Concurso Internacional EducaRede
Correio eletrônico: certamen@educared.org
Telefono: 902.905.144
+34.981.975.621