terça-feira, 1 de janeiro de 2008

BOLO REI

Bolo Rei é um bolo tradicional portugês que se come por alturas do Natal até ao Dia de Reis (6 de Janeiro), numa clara alusão aos mesmos (reis magos). De forma redonda com grande buraco no centro lembra uma coroa pintalgada por frutos secos e cristalizados.
No interior do bolo Rei encontram-se misturadas com a massa branca e fofa:
passas, frutos secos, frutas cristalizadas além da caraterística fava, dizendo a tradição que tem o direito a pedir um desejo quem tal fava lhe calhar em fatia (ou muitas vezes cabendo-lhe o pagamento do jantar). Inicialmente escondia-se também em cada bolo rei uma pequenina surpresa ou brinde. A inclusão de brinde foi proibida pela União Europeia, por alegados motivos de segurança, já que o brinde é feito de metal.
No Brasil também existe a tradição do Bolo Rei, que remonta ao período colonial e é uma herança cultural portuguesa. À pessoa que encontra a fava, cabe o dever de oferecer em retribuição ao dono da casa, no ano seguinte, um Bolo Rei.

[editar] Receita de Bolo Rei
4 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 tabletes de fermento biológico
1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de leite integral
5 ovos
3 colheres (sopa) de vinho do Porto
2 colheres (sopa) de casca de laranja ralada
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
4 colheres (sopa) de amêndoas picadas
1/2 xícara (chá) de uva passa sem semente
4 colheres (sopa) de nozes picadas
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas
100 g de cerejas cristalizadas
Açúcar de confeiteiro e fios de ovos para a decoração.

Modo de preparação
Peneire a farinha
de trigo em uma tigela e reserve. Em outro recipiente limpo, misture o fermento com 3 colheres (sopa) de açúcar até obter uma pasta. Misture o leite aquecido (morno) e 4 colheres (sopa) de farinha de trigo. Cubra o recipiente com um filme plástico e deixe crescer por 15 minutos.
Em outra tigela, coloque o vinho do porto
, 4 ovos, as raspas de laranja e bata rapidamente com um batedor manual. Reserve.
Em uma superfície lisa e limpa, coloque a farinha de trigo em um monte, faça uma cova no meio e adicione o azeite
de oliva (reserve 1/2 colher de sopa) e o açúcar restante. Misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Acrescente a mistura que ficou levedando e amasse bem, juntando a mistura de ovos batidos. Sove a massa por pelo menos 5 minutos.
Adicione as uvas passas
, as nozes, as amêndoas e metade das frutas cristalizadas. Misture delicadamente. Cubra com um filme plástico e deixe crescer por 1 hora.
Em seguida, modele a massa como um anel com um buraco de 15 cm no centro. Transfira a massa para uma assadeira untada com o azeite reservado. Deixe crescer por mais 30 min. Ligue o forno em temperatura média. Disponha o restante das frutas cristalizadas e as cerejas
sobre o bolo e pressione ligeiramente. Pincele toda a superfície do bolo com o ovo restante batido e leve para assar por 40 min ou até que, enfiando um palito, este saia limpo. Desenforme ainda morno e decore com açúcar de confeiteiro e fios de ovos.
Obtido em "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolo_Rei"

Sem comentários: