quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Quadro dos aniversários
O video do Ruca vai à Escola
terça-feira, 29 de setembro de 2009
sábado, 26 de setembro de 2009
Esclarecimento
Caros visitantes,
Gostaria de ressalvar o seguinte aspecto:
Todas as reflexões apresentadas aqui, neste espaço pedagógico, não tem nenhuma intenção de ferir susceptibilidades, nem porventura, um cariz mal intencionado. Resulta de observações que tenho vindo a fazer durante a minha carreira universitária e profissional. Presumo que, assim, todos crescemos melhor ao nível da nossa pratica, valorizando a qualidade do ensino pré-escolar.
Bem-haja.
Educadora de Infância
Rita Bonança
terça-feira, 8 de setembro de 2009
sábado, 5 de setembro de 2009
Reflexão
Existem aqueles que fazem-se sabedores da teoria, porém a sua prática não a reflecte ...
Não basta fazer coisinhas bonitas com as crianças,
há que saber identificar necessidades e capacidades
adequar estratégias e instrumentos,
optar pela melhor forma metodológica.
Reflectir, avaliar e PORQUE NÃO justificar.
E mais...
Em educação de infância avaliar não é quantificar o QI da criança!!! Saber avaliar não é ter em conta as leis ...desculpem lá os políticos, mas esses não percebem nada sobre a arte de educar. O que fazem é colocar todos no mesmo saco, numa mesma prateleira por idades! Então!... Onde anda a pedagogia de que tanto se fala.
Afinal, as nossas crianças são todas iguais? Existe uma norma ou receita para podermos educar? Se existe desconheço, ou então alguém que me diga!
Esta é a minha filosofia de ser, de estar e de vida, respeitar a Criança na sua individualidade.
Isto sim ... é qualidade!
Desculpem o desabafo.
Não basta fazer coisinhas bonitas com as crianças,
há que saber identificar necessidades e capacidades
adequar estratégias e instrumentos,
optar pela melhor forma metodológica.
Reflectir, avaliar e PORQUE NÃO justificar.
E mais...
Em educação de infância avaliar não é quantificar o QI da criança!!! Saber avaliar não é ter em conta as leis ...desculpem lá os políticos, mas esses não percebem nada sobre a arte de educar. O que fazem é colocar todos no mesmo saco, numa mesma prateleira por idades! Então!... Onde anda a pedagogia de que tanto se fala.
Afinal, as nossas crianças são todas iguais? Existe uma norma ou receita para podermos educar? Se existe desconheço, ou então alguém que me diga!
Esta é a minha filosofia de ser, de estar e de vida, respeitar a Criança na sua individualidade.
Isto sim ... é qualidade!
Desculpem o desabafo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)