terça-feira, 14 de abril de 2009

Acção de Formação

Acção de Formação
LER A DOBRAR
um percurso na leitura dos livros-álbum

Dando continuidade às actividades de promoção do Livro e da Leitura a Direcção Regional da Cultura através desta Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, organiza a acção de formação "LER A DOBRAR - um percurso na leitura dos livros-álbum", concebida e realizada pela Dr.ª Dora Isabel Batalim. Esta actividade decorre nos dias 4 e 5 de Maio das 19h00 às 22h00.Para conhecimento e divulgação desta iniciativa junto de colegas e amigos, anexamos a este e-mail o documento com informação sobre a formação, o curriculum vitae da formadora e a ficha de inscrição.Esta ficha poderá ser envida por e-mail para catarina.p.teixeira@azores.gov.pt<mailto:catarina.p.teixeira@azores.gov.pt> ou margarida.rf.oliveira@azores.gov.pt<mailto:margarida.rf.oliveira@azores.gov.pt>, ou entregue na própria Biblioteca, até 29 de Abril.Informamos que os critérios de selecção são os seguintes: *enquadramento no público-alvo (bibliotecários, educadores de infância, pais, professores do 1º ciclo, técnicos de biblioteca); *data de inscrição; *disponibilidade de frequência da totalidade da actividade.O número mínimo de participantes é de 10 pessoas e o máximo de 20.Na expectativa do melhor acolhimento desta iniciativa, ficamos a aguardar a sua inscrição. Caso necessitem de mais algum esclarecimento, teremos todo o gosto em fazê-lo através dos contactos em rodapé.Com os melhores cumprimentos,Catarina Pacheco Teixeira PereiraServiço SocioeducativoBiblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta DelgadaLargo do Colégio 9500-054 Ponta DelgadaTelf. 296 280 085 Fax 296 281 216E-mail: catarina.p.teixeira@azores.gov.pt<mailto:catarina.p.teixeira@azores.gov.pt> socioeducativo.bparpd@azores.gov.pt<mailto:socioeducativo.bparpd@azores.gov.pt>

SINOPSE
Há quem lhes chame “livros com bonecos”,
há quem pense que “os bonecos” servem para enfeitar
e apenas ocupar os espaços brancos da página...

Falamos dos livros que juntam palavras e imagens para contar uma história. Daqueles que provocam no leitor largos caminhos e mapas de exploração e assim tornam mais profundo o verbo ler.
Os livros-álbum destinam-se a muitas idades. Junto dos meninos que ainda não aprenderam as letras, permitem antecipar os mecanismos inerentes à leitura. Acrescentam-lhe a experiência estética da imagem e a fruição dos seus códigos. Fazem-nos maiores.
No entanto, os conhecimentos da maioria dos mediadores de leitura sobre “gramática” deste livros são muito insuficientes, privando-os de usufruir ao máximo das potencialidades destes materiais na formação de leitores.
Assim, propomos dar a conhecê-los, mergulhando na sua essência através da análise de uma série exemplos significativos.


PERCURSO DA SESSÃO
Aprender a ver
A natureza dos livros-álbuns:
Como definir livros-álbuns
Como funcionam este tipo de livros
Como ler textos visuais
Como ler as relações entre palavras e imagens
Como ler o livro total
Tendências contemporâneas
O livro-álbum na promoção da leitura


Ficha Técnica:
Concepção e realização: Dora Isabel Batalim
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich
Universidade Católica de Lisboa
Serviço Educativo do Centro de Arte Moderna da FCG
Tradução de livros para crianças


Público-alvo:
bibliotecários; educadores de infância;
pais; professores do 1º ciclo;
técnicos de biblioteca
Número de participantes:
mínimo 10 e máximo 20
Datas e Horário:
dias 4 e 5 de Maio das 19h00 às 22h00
Local:
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

sexta-feira, 10 de abril de 2009

domingo, 8 de março de 2009

Portéfólio

Aqui vão algumas considerações sobre o uso do portefólio:

http://www.ppge.ufjf.br/publicacao/texto-raquel_lusardo.pdf

http://educanaweb.googlepages.com/Oporteflionaavaliaodecompetncias.pdf

http://elisakerr.wordpress.com/2007/10/31/o-que-colocar-no-portfolio/

Avaliação do PCT

A avaliação do PCT deverá contemplar:

Metas – qual foi ou quais foram as metas que nortearam o seu projecto
curricular?
•Deverá defini-las e fazer constar se foram ou não atingidas;
• Identificar os constrangimentos que dificultaram o processo;
• Ajuizar sobre os resultados relativamente ao impacto nas crianças,
nomeadamente no desenvolvimento das competências visadas aquando da sua
definição.
Cumprimento das actividades definidas no PCT – (plano anual de
actividades, planificações mensais, etc.)
• Deverá referir se foram concretizadas as actividades previstas, sem as
enunciar, uma vez que constam das planificações e no PCT;
• Identificar quais as actividades que não foram concretizadas e as razões que o
justificam.
Outros projectos – Integrado no PCT há a destacar algum projecto específico?
• Identifique o(s) projecto(s) e ajuíze relativamente à sua concretização,
dificuldades encontradas e resultados obtidos (impacto).
Estratégias e metodologias - Relativamente às estratégias e metodologia
definidas no PCT:
•Deverá referir se foram ou não adequadas;
• Se houve necessidade de proceder a reformulações com vista a uma resposta
mais eficaz;
Resultados – Tendo por referência a avaliação das crianças, deverá reflectir
sobre os resultados obtidos:
•Foram desenvolvidas as competências essenciais definidas no PCT?
•Globalmente, com base nos elementos de que dispõe, como classifica os
resultados obtidos?
Articulação curricular – O PCT contempla a articulação com outros níveis de
ensino?
•Deverá ajuizar sobre a adequação das actividades concretizadas e sobre o
impacto nas crianças.
Um aspecto a reter é que tudo que foi alvo da sua atenção na elaboração do PCT
deverá ser avaliado! Negar a avaliação de aspectos definidos no PCT é retirar-lhes
importância, esvaziando-os de intencionalidade educativa. Por essa razão, se está

definido no PCT, deverá ser avaliado. Poderá ainda acontecer que tenha
concretizado outras actividades que não foram definidas no PCT. Estas deverão
ser identificadas e alvo de reflexão.
A interacção escola / família / comunidade deverá ser igualmente alvo de
análise em função da sua relevância para o sucesso do processo de ensino e
aprendizagem.
Avaliar o PCT implica avaliar a adequação das suas escolhas relativamente
à definição de metas e estratégias, a sua capacidade de gestão e concretização dos
planos de acção e o impacto expresso nos resultados obtidos. Quanto mais
objectivos forem os dados de que dispõe, mais clara e precisa será a avaliação e em
consequência, mais eficaz.
Daqui ressalta a evidência de que a avaliação do PCT não será traduzida
num extenso documento mas num par de páginas. 


Fonte Educ@ naWeb® Albertina Pereira http://educanaweb.googlepages.com

Brochuras


As brochuras que o Ministério da Educação editou para o Pré-Escolar.

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/805/pre_ciencias_1.pdf

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/781/sent_num_net.pdf

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/780/geometria_net.pdf

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/778/A_Descoberta_da_Escrita.pdf

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/779/Conhecimento_Lingua.pdf


bj
Ritinha

O Melhor Pai




















Algumas imagens foram retiradas da net, por isso não tenho como fazer referencia aos autores.