quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Manhã na Piscina - Convite

Hoje foi uma manhã em grande junto à piscina, com bolinho e sumo à mistura. Amanhã vamos passear até ao coliseu para as comemorações do Dia Mundial da Música. As emoções estão à flor da pele.
Quando oportuno vou disponibilizar as fotos, desta manhã de sol, em casa da Maria Castro.
Obrigado Maria e à sua mamã.

Rita

sábado, 25 de setembro de 2010

mensagem de uma mãe

A mensagem da mãe da Alexandra.


Mais uma vez Professora Rita, vai ser Educadora de um dos meus filhos, desta vez da minha Princesa!Sei que vai fazer um Excelente trabalho, melhor não podia ser, será e é a melhor Educadora que alguma vez queria para os meus rebentos, espero tudo de melhor de si e da minha menina. Sei de antemão que vai ser dos melhores anos da sua vida! Bom ano!
Fiquei emocionada com as palavras bonitas. É reconfortante e adoro aquilo que faço. Vou fazer o meu melhor pelos meus meninos lindos.
Beijo grande Rita

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Chegou o Outono na Sala das Cores







Hoje foi dia de passeio pela freguesia à descoberta de folhas com as cores do Outono.
Observar, experimentar, sentir e cheirar...
Colocamos numa panela com água a ferver folhas de eucalipto e louro. Desta forma, pudemos conhecer os benefícios destas plantas para a saúde. O eucalipto é considerado um medicamento natural com inúmeras propriedades medicinais, sobretudo provenientes das suas folhas. Este medicamento natural é utilizado para combater a asma, aliviar afecções brônquicas, tosse, constipações, rinite e sinusite, aliviar a dor de cabeça e descongestionar as vias nasais. Pode ser útil também no tratamento de dores musculares, reumatismo, infecções urinárias e feridas. O louro estimula o sistema digestivo, aumentando as secreções e ajudando aos movimentos peristálticos, o que facilita a digestão. Em casos de gripe, bronquite e outras afecções do aparelho respiratório, atua como expectorante. Favorece a eliminação de líquido, por isso ajuda aos rins. Além disso, é boa em dietas de emagrecimento. Ajuda igualmente contra a ansiedade e o stress, ao ser uma planta relaxante.
Em seguida, realizamos trabalhos plásticos com as folhas que trouxemos. O resultado ficou fixe!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Visita de Estudo

Aos Pais
No dia 24 de Setembro de 2010, com início às 9:30h e regresso às 11:30h, está prevista uma visita de estudo à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. Esta iniciativa está integrada nas oficinas de promoção do livro e da leitura, designadamente “O Ar lá em cima”. Decorre num espaço “mágico”, decorado propositadamente para o efeito. A partir de dois contos (“O Pássaro da Alma” de Michal Sunit e “Vamos Fazer Amigos” de Adam Relf) e com a ajuda dos habitantes do AR LÁ EM CIMA (a Menina do Ar e o Pássaro da Alma), as crianças irão desenvolver, experienciar e expressar valores como a amizade, partilha e respeito, presentes nas duas histórias.

A Educadora de Infância
Rita Bonança

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Caros Papás,

Chegou o momento de despedida dos vossos maiores tesouros. Lembro que estes momentos são sempre dolorosos para ambos os lados, porém é necessário mostrar alguma tranquilidade e harmonia. É bom lembrar que a criança apercebe-se, desde cedo, dos nossos maiores anseios, por isso, é bom manter a calma. Nunca esqueçamos que a criança adapta-se a novas situações com relativa facilidade. É um mundo novo para todos!
Esta nossa viagem inicial ficou marcada com alguns registos fotográficos.
Um xi-coração
Rita Bonança



























terça-feira, 7 de setembro de 2010

rotinas e regras




sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Planificação semanal

Um exemplo de planificação para a primeira semaninha de aulas... Bom recomeço !

quarta-feira, 1 de setembro de 2010