segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Projecto sobre a água

MISTURAR COM ÁGUA

Finalidade: Prever, experimentar e observar o que acontece quando se misturam diferentes substâncias e água

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«No Jardim de Infância do João, cada menino e menina tem a sua garrafa de água. Quando fica vazia, o João leva-a para casa e o pai ou a mãe volta-a a encher. Deste modo, o João está a Reutilizar o plástico. Outras vezes, o João coloca a garrafa vazia no Plasticão que se encontra na sala: é um caixote de cor amarelo, que ele e os outros meninos e meninas, com a ajuda do educador, construíram e que serve para colocar o plástico. Quando o plasticão está cheio, este plástico é colocado no contentor amarelo do Ecoponto que fica no largo, junto da escola. É para Reciclar.

O João é um menino muito observador e curioso. De manhã, antes de ir para o jardim de infância, o pai prepara-lhe o pequeno-almoço: um copo de leite com uma colher de chocolate em pó ou de mel. Para o pai, um copo de leite com café em pó. Enquanto o pai prepara o pão torrado para os dois, o João mexe o seu leite com chocolate em pó ou com o mel e gosta de os observar a misturar-se com o leite.

Hoje, quando o pai colocou a garrafa da água na mochila do João, este pediu-lhe para levar um pouco de mel e de chocolate em pó para mostrar aos colegas o que acontece quando se mistura. O pai achou a ideia engraçada e até sugeriu que também levasse um pouco de sal, açúcar, uns grãos de arroz, um pouco de óleo da cozinha,….

Já no jardim de infância, o educador achou que para se observar melhor, o ideal seria misturar cada substância numa garrafa de água, pelo que as crianças contaram as substâncias que tinham e foram buscar ao plasticão tantas garrafas quantas as substâncias.

Vamos fazer a experiência como no jardim de infância do João?

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Questão-Problema: Todas as substâncias misturam-se com a água do mesmo modo?

O que vamos mudar… O que vamos medir…

As substâncias (sólidas e líquidas) Os comportamentos distintos

O que vamos manter e como

A porção de substância (soluto) - medida: uma tampa rasa

A quantidade de água (solvente) – garrafas de plástico transparentes todas iguais e com as respectivas tampas. Tudo bem seco.



O que e como vamos fazer… O que precisamos…

Colocar em cima de uma mesa diversas substâncias;

Colocar a água em cada garrafa;

Colocar em cada garrafa uma porção de cada substância e tapar;

Agitar de igual forma (na vertical ou horizontal e o mesmo número de vezes)

Porção de: açúcar, sal, areia, arroz, feijão, café, chocolate em pó, óleo/azeite.

8 garrafas de plástico com tampa, todas iguais


O que pensamos que vai acontecer e porquê

Perguntar às crianças o que acontecerá quando colocarmos cada uma das substâncias nas garrafas de água, fecharmos e agitarmos.

Criar um clima favorável à formulação de previsões sobre o que vai acontecer e registar essas respostas. Este registo pode ser na tabela, através de desenho ou transcrevendo as opiniões.


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Executar a planificação atrás descrita.

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- Dialogar com as crianças, confrontando as previsões com as observações e introduzindo, no diálogo, os termos «misturar»/«mistura»; «mistura em que se distinguem as substâncias»/«mistura em que não se distinguem as substâncias».

- Incentivar as crianças a procurar semelhanças e diferenças entre misturas, por ex:

açúcar e água/arroz e água

areia e água/arroz e água

açúcar e água/ areia e água

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Há substâncias que, depois de misturadas com a água, não se distinguem, como, por exemplo, o sal e o açúcar, e outras que continuam a distinguir-se, como, por exemplo, a areia e o feijão

A resposta à questão-problema:

Quando misturadas com a água há substâncias que se distinguem e outras que não se distinguem


sábado, 16 de janeiro de 2010

Pedro Demo




Pedro Demo na sua obra "Educação e Qualidade" sublinha que qualidade não é sinónimo de quantidade. Vamos pesquisar sobre o autor.
Espero ter ajudado.
Beijos
Rita

METODOLOGIA

Caras colegas,
Adoptar uma ou outra metodologia requer reconhecer e reflectir sobre as suas potencialidades. Porém, tenho a acrescentar, se me é permitida opininar sobre esse assunto, que nem tudo o que está escrito resulta na prática. Como refere João dos Santos "Não existem educadores perfeiros...)Pois é... é importante pensar na abrangência e na articulação das diferentes metodologias, enquadrá-las ao nosso grupo e trabalhar num mesmo sentido. Não estou a contestar aqueles que tentam da melhor forma aplicar um modelo, todavia o que pertendo com esta minha relexão é encarar a Educação de Infância apostando na flexibilidade e essenvialmente na articulação.
GOSTARIA QUE ME ENVIASSEM ALGUMA REFLEXÃO VOSSA OU MATERIAL SOBRE A TEMÁTICA.
Beijo
Rita

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Trabalho de Grupo




Chegou o momento de contar as novidades sobre as férias . Desta forma, como proposta realizamos trabalho de grupo. Cada grupo de trabalho juntou-se e desenharam num painel o seu Natal. Finalizada a tarefa foi hora de explicar, através do painel, para o grande grupo, como cada criança passou o seu Natal.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Poema dia dos Reis


Dia de Reis

Vieram os três Reis Magos
Das suas terras distantes
Guiados por uma estrela,
Cujos raios cintilantes
Os levaram ao Deus Menino
Que, a sorrir de bondade,
Recebeu os seus presentes
E os acolheu com amizade.

http://educacaodeinfancia.com/um-poema-para-o-dia-de-reis/






Cantar aos Reis


Vamos cantar os reis,

Nesta noite de Janeiro,

Certo é que nos quereis dar,

A linguiça do fumeiro.

Se no-la quereis dar,

Começai-a a partir,

Que somos de longe terras

Temos pressa em partir.

Inda agora aqui cheguei,

Pus o pé nesta escada,

Logo o meu coração disse,

Aqui mora gente honrada.

Um raminho, dois raminhos,

Três raminhos em seu peito,

Viva lá o (a) menino (a)...

Qu'esta vai a seu respeito.

Esta casa é tão alta,

Forrada de papelão,

Os senhores qu'stão lá dentro,

Deitem cá um salpicão.

Esta casa está caiada,

Do telhado até ao chão,

Os senhores que nela moram,

Deitem cá um salpicão.


Aqui vimos nós,

Todos reunidos,

A cantar os reis,

Aos nossos amigos.

Não é por interesse,

Mas por amizade,

Dá-nos um tostão,

De boa vontade.

Cantemos os reis,

Do qui ri qui qui,

Senão nos não nada,

Ficamos aqui.

Ficamos aqui,

Ficamos aqui,

A cantar os reis,

Do qui ri qui qui.

Aqui vimos, aqui vimos,

Aqui vimos, bem sabeis!

Vimos dar as Boas Festas,

E também cantar "os reis".

Já "os reis" aqui chegaram,

Com vontade de cantar,

Se vocês nos dão licença,

Vamos já principiar.

Ó da casa, nobre gente,

Escutai e ouvireis,

A enfiada de cantigas,

Que se cantam pelos reis.

Quem diremos nós que viva,

No pezinho de cereja?

Aos senhores que aqui moram,

Largos anos se deseja.


http://www.coolkids.guarda.pt/content/cantar-os-reis