terça-feira, 14 de abril de 2009

Acção de Formação

Acção de Formação
LER A DOBRAR
um percurso na leitura dos livros-álbum

Dando continuidade às actividades de promoção do Livro e da Leitura a Direcção Regional da Cultura através desta Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, organiza a acção de formação "LER A DOBRAR - um percurso na leitura dos livros-álbum", concebida e realizada pela Dr.ª Dora Isabel Batalim. Esta actividade decorre nos dias 4 e 5 de Maio das 19h00 às 22h00.Para conhecimento e divulgação desta iniciativa junto de colegas e amigos, anexamos a este e-mail o documento com informação sobre a formação, o curriculum vitae da formadora e a ficha de inscrição.Esta ficha poderá ser envida por e-mail para catarina.p.teixeira@azores.gov.pt<mailto:catarina.p.teixeira@azores.gov.pt> ou margarida.rf.oliveira@azores.gov.pt<mailto:margarida.rf.oliveira@azores.gov.pt>, ou entregue na própria Biblioteca, até 29 de Abril.Informamos que os critérios de selecção são os seguintes: *enquadramento no público-alvo (bibliotecários, educadores de infância, pais, professores do 1º ciclo, técnicos de biblioteca); *data de inscrição; *disponibilidade de frequência da totalidade da actividade.O número mínimo de participantes é de 10 pessoas e o máximo de 20.Na expectativa do melhor acolhimento desta iniciativa, ficamos a aguardar a sua inscrição. Caso necessitem de mais algum esclarecimento, teremos todo o gosto em fazê-lo através dos contactos em rodapé.Com os melhores cumprimentos,Catarina Pacheco Teixeira PereiraServiço SocioeducativoBiblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta DelgadaLargo do Colégio 9500-054 Ponta DelgadaTelf. 296 280 085 Fax 296 281 216E-mail: catarina.p.teixeira@azores.gov.pt<mailto:catarina.p.teixeira@azores.gov.pt> socioeducativo.bparpd@azores.gov.pt<mailto:socioeducativo.bparpd@azores.gov.pt>

SINOPSE
Há quem lhes chame “livros com bonecos”,
há quem pense que “os bonecos” servem para enfeitar
e apenas ocupar os espaços brancos da página...

Falamos dos livros que juntam palavras e imagens para contar uma história. Daqueles que provocam no leitor largos caminhos e mapas de exploração e assim tornam mais profundo o verbo ler.
Os livros-álbum destinam-se a muitas idades. Junto dos meninos que ainda não aprenderam as letras, permitem antecipar os mecanismos inerentes à leitura. Acrescentam-lhe a experiência estética da imagem e a fruição dos seus códigos. Fazem-nos maiores.
No entanto, os conhecimentos da maioria dos mediadores de leitura sobre “gramática” deste livros são muito insuficientes, privando-os de usufruir ao máximo das potencialidades destes materiais na formação de leitores.
Assim, propomos dar a conhecê-los, mergulhando na sua essência através da análise de uma série exemplos significativos.


PERCURSO DA SESSÃO
Aprender a ver
A natureza dos livros-álbuns:
Como definir livros-álbuns
Como funcionam este tipo de livros
Como ler textos visuais
Como ler as relações entre palavras e imagens
Como ler o livro total
Tendências contemporâneas
O livro-álbum na promoção da leitura


Ficha Técnica:
Concepção e realização: Dora Isabel Batalim
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich
Universidade Católica de Lisboa
Serviço Educativo do Centro de Arte Moderna da FCG
Tradução de livros para crianças


Público-alvo:
bibliotecários; educadores de infância;
pais; professores do 1º ciclo;
técnicos de biblioteca
Número de participantes:
mínimo 10 e máximo 20
Datas e Horário:
dias 4 e 5 de Maio das 19h00 às 22h00
Local:
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

sexta-feira, 10 de abril de 2009