domingo, 8 de março de 2009

Portéfólio

Aqui vão algumas considerações sobre o uso do portefólio:

http://www.ppge.ufjf.br/publicacao/texto-raquel_lusardo.pdf

http://educanaweb.googlepages.com/Oporteflionaavaliaodecompetncias.pdf

http://elisakerr.wordpress.com/2007/10/31/o-que-colocar-no-portfolio/

Avaliação do PCT

A avaliação do PCT deverá contemplar:

Metas – qual foi ou quais foram as metas que nortearam o seu projecto
curricular?
•Deverá defini-las e fazer constar se foram ou não atingidas;
• Identificar os constrangimentos que dificultaram o processo;
• Ajuizar sobre os resultados relativamente ao impacto nas crianças,
nomeadamente no desenvolvimento das competências visadas aquando da sua
definição.
Cumprimento das actividades definidas no PCT – (plano anual de
actividades, planificações mensais, etc.)
• Deverá referir se foram concretizadas as actividades previstas, sem as
enunciar, uma vez que constam das planificações e no PCT;
• Identificar quais as actividades que não foram concretizadas e as razões que o
justificam.
Outros projectos – Integrado no PCT há a destacar algum projecto específico?
• Identifique o(s) projecto(s) e ajuíze relativamente à sua concretização,
dificuldades encontradas e resultados obtidos (impacto).
Estratégias e metodologias - Relativamente às estratégias e metodologia
definidas no PCT:
•Deverá referir se foram ou não adequadas;
• Se houve necessidade de proceder a reformulações com vista a uma resposta
mais eficaz;
Resultados – Tendo por referência a avaliação das crianças, deverá reflectir
sobre os resultados obtidos:
•Foram desenvolvidas as competências essenciais definidas no PCT?
•Globalmente, com base nos elementos de que dispõe, como classifica os
resultados obtidos?
Articulação curricular – O PCT contempla a articulação com outros níveis de
ensino?
•Deverá ajuizar sobre a adequação das actividades concretizadas e sobre o
impacto nas crianças.
Um aspecto a reter é que tudo que foi alvo da sua atenção na elaboração do PCT
deverá ser avaliado! Negar a avaliação de aspectos definidos no PCT é retirar-lhes
importância, esvaziando-os de intencionalidade educativa. Por essa razão, se está

definido no PCT, deverá ser avaliado. Poderá ainda acontecer que tenha
concretizado outras actividades que não foram definidas no PCT. Estas deverão
ser identificadas e alvo de reflexão.
A interacção escola / família / comunidade deverá ser igualmente alvo de
análise em função da sua relevância para o sucesso do processo de ensino e
aprendizagem.
Avaliar o PCT implica avaliar a adequação das suas escolhas relativamente
à definição de metas e estratégias, a sua capacidade de gestão e concretização dos
planos de acção e o impacto expresso nos resultados obtidos. Quanto mais
objectivos forem os dados de que dispõe, mais clara e precisa será a avaliação e em
consequência, mais eficaz.
Daqui ressalta a evidência de que a avaliação do PCT não será traduzida
num extenso documento mas num par de páginas. 


Fonte Educ@ naWeb® Albertina Pereira http://educanaweb.googlepages.com

Brochuras


As brochuras que o Ministério da Educação editou para o Pré-Escolar.

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/805/pre_ciencias_1.pdf

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/781/sent_num_net.pdf

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/780/geometria_net.pdf

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/778/A_Descoberta_da_Escrita.pdf

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/779/Conhecimento_Lingua.pdf


bj
Ritinha

O Melhor Pai




















Algumas imagens foram retiradas da net, por isso não tenho como fazer referencia aos autores.