domingo, 31 de agosto de 2008

terça-feira, 26 de agosto de 2008

A História do Avó Americano

Em seguida, passo a relatar, a história de um avó americano, com um neto de 4 anos de idade que frequentava um jardim de infância. Ele contava[1]:

Recentemente levei o meu neto a fazer um teste de admissão para um programa de educação de infância para crianças de 4 anos. O meu neto, que é um apreciador da série de televisão Rua Sésamo, identificou facilmente as cores e formas, tarefas que a prova exigia.
Dias mais tarde... Hurrah! O Nick foi admitido ao programa pré-escolar sem qualquer problema. Como mulher e como mãe empregada, a minha filha estava deliciada por ter o filho num programa de alta reputação. Então advertiu-me: “ Pai, pode ir buscar o Nick à escola, mas na condição de não abrir a boca. Chame por ele, não fale com ninguém e traga-o para casa.” Eu prometi ir buscar o meu neto e não me meter em sarilhos.
Depois do Nick estar já há algumas semanas na escola, um dia, quando o fui buscar, cruzei-me com a professora dele. Apresentei-me à professora como um comerciante de gravatas reformado e perguntei-lhe por que ela tinha admitido o meu neto.
A professora respondeu que ele tinha passado no teste.
Então perguntei que teria acontecido se ele tivesse confundido a cor verde com a cor amarela, ou se ele não tivesse distinguido um quadrado e um círculo. Teria Nick sido admitido? “ Não”, respondeu prontamente a professora, “nesse caso ele não teria passado no teste e não teria, portanto, sido admitido”. Então Perguntei à professora se o meu neto estava definitivamente admitido e não seria mandado embora na base das perguntas tontas do avô.(O aviso da minha filha estava ainda nos meus ouvidos.) Depois de a professora me assegurar que o meu neto não seria excluído por causa de qualquer pergunta que eu fizesse prossegui: “ Não teria mais sentido admitir as crianças que não sabem as formas e as cores do que admitir as crianças que já sabem essas coisas?”
A professora olhou para mim como quem olha para os restos de um puré de batata. Eu era obviamente um velho ignorante e provocador. Então explicou-me que quando fez o seu mestrado em educação de infância, estudou a teoria e a investigação acerca da “Readiness”, disse-me a professora, é um conceito que ajuda os educadores a determinar quem está pronto para beneficiar de instrução escolar e quem está muito imaturo.”
“Oh”, repliquei, “eu pensaria que todas as crianças de 4 anos são imaturas”. De novo a professora olhou para mim com aquele ar cansado e desalentado com que as pessoas olham quando falam para alguém de uma estupidez sem limites. Então continuou explicando que a maturidade é determinada pela progressão ano a ano, da criança normal, através das etapas conhecidas do desenvolvimento. Explicou-me também como os peritos em psicometria tinham desenvolvido este exame de entrada. Explicou-me também que com base na distribuição normal da criança de 4 anos , era claro que o seu neto estava na metade superior, e portanto, “ pronto” para beneficiar de um programa de 4 anos.
Agradeci à professora e a cuidadosa paciente explicação, mas não pude evitar de colocar mais uma questão. “ No próximo ano, o meu neto, que já está testado como pertencente ao grupo dos melhores, terá acrescentado o benefício de ter estado num programa para crianças de 4 anos durante um ano completo. Não terá ele então aprendido muito mais e, portanto, não estará ainda mais avançado do que as crianças de 4 anos que reprovaram no teste de admissão e, consequentemente, ficaram um ano em casa, ou em qualquer outro sítio, sem benefício da educação pré-escolar? “ Será”, continuou o avó americano, “ que as crianças de 4 anos que forem este ano rejeitadas terão algum dia a possibilidade de recuperar?”.
Desta vez a professora olhou para mim significando que o meu comentário merecia uma resposta violenta, mas ela contaria até dez antes de a dar. Então pedi desculpas e não esperei pela sua explicação. A informação que me tinha dado era muito clara. Já a tinha obtido muitas vezes quer vinda de autores de testes, quer de administradores, quer de professores. Na verdade, o que ela estava disser quase directamente, mas sem usar as palavras exactas, era aquilo que poderia ser colocado num cartaz em muitos jardins de infância nos EUA:

AS CRIANÇAS QUE NÓS MELHOR ENSINAMOS SÃO AQUELAS QUE MENOS PRECISAM DE NÓS.
[1] A História do Avô Americano, aqui adaptada por Júlia Formosinho , é relatada no livro “Understanding Assessment and Evaluation in Early Childhood Education, de Dominic Gullo (1994).

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A Escola Começou

Mãe e Pai:


Já começou o novo ano lectivo, com o educador que aprenderei a amar a cada dia, cada vez mais e, para isso, preciso que me ajudem a:
- Confiar nas pessoas que gostam de mim;
- Valorizar pequenas coisas que faço no Jardim de Infância;
- Sentir-me seguro e protegido;

- Ser responsável e respeitador;

- Poder manifestar os meus sentimentos e ser aceite com eles;

- Não sentir medo do desconhecido porque a minha família estrá sempre do meu lado;

- Respeitar as regras e normas de convivência estabelecidas na escola;

- Ser assíduo e pontual;

- Colaborar com a educadora para que todos disfrutemos deste período de adpatação.

Mãe e Pai, bem -hajam por saberem partilhar com os amigos, brincar, cantar e aprender são as coisas que mais necessito nesta etapa. Não lamentem a minha ausência: são muito poucas as horas em que vamos estar separados, mas que nos permitirão contar-mo-nos coisas novas quando estaremos juntos.
Xi-coração...

Chegou a Escola

Pai e Mãe

A minha passagem pelo Jardim de Infância será muito importante para mim, por isso lhes peço:

- Que sejam pontuais na hora de me trazerem
- Que me venham buscar também na minha hora, senão vou pensar que se esqueceram de mim
- Assistam às reuniões. é muito importante para a educadora e para mim
- Não se esqueçam que o Jardim de Infância se rege por normas que devem ser respitadas
Se vocês o fizerem, eu também aprenderei a fazê-lo

Bem-hajam, papá e Mamã
por me ajudarem a CRESCER
!

Revista Educadores de Infância

Manual Escolar a Adoptado

Para os Pais:


Gomes, Dina, (2007. O grande livro das novas actividaddes para a pré-escola 3-6 anos. Lisboa: Papaletras.

Podem encomendar na Livraria Bertrand no Parque Atlântico.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Carta aos Pais no Início do Ano Lectivo


Eis algumas recomendações aos Pais:


•O horário lectivo da Escola EB1/JI de S. Vicente Ferreira decorre das ____ às ____, impreterivelmente. Sendo o horário de almoço das ____até às ____.

•Os Pais devem respeitar os horários de entrada e saída.

•Na hora de almoço e de saída, os Pais devem aguardar na porta principal fora da escola.

•Os Pais não devem interromper as aulas, dado que decorre as actividades pedagógicas em tempo lectivo.

•Sempre que o seu filho falte, deverá justificar e avisar a escola com antecedência ou, em casos de última hora, avisar no horário das 10h:30 às 11h.

•É importante que o seu filho não falte com frequência porque, para além de perderem a sequência das actividades desenvolvidas ao longo do ano, poderão ter problemas de readaptação.

•Todo o vestuário do vosso filho deve vir devidamente identificado.

•Não deixe que o seu filho traga brinquedos e objectos de valor para a escola.

•Escolha uma roupa confortável e prática para a Escola: calças com elásticos, sapatilhas com autocolantes.

•Deve despedir-se de maneira breve mas com sentimento, fazendo referência que à tarde virão para buscá-lo.

Agradecendo a vossa atenção e compreensão


As Educadoras de Infância
Rita Bonança

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Querida Sara

Soube que te foste para longe de nós.. para muito longe! Afinal 17 anos de vida! Tão pouco. Deixaste a tua mamã! Rezo e choro pela tua partida.

Deus te proteja para sempre minha querida.

Onde estejas olha por nós... para todo o sempre

terça-feira, 5 de agosto de 2008

As Áreas da nossa Sala de Actividades




As Áreas da Sala de Actividades

Na sala Branca de Neve podemos encontrar sete áreas: tapete, faz de conta, expressão dramática, jogos e construções, plástica e garagem. Algumas destas áreas funcionam sob o sistema de cordões, isto é, na casinha das bonecas só poderá brincar 5 crianças e para isso terão de ter ao pescoço um cordão a identificar a área em que se encontram. Este sistema funciona de igual modo para as outras áreas. É de salientar que durante o ano lectivo as áreas são passíveis de serem modificadas e alteradas, consoante as necessidades e interesses do grupo.

Área do Tapete

Área de extrema importância para reunir todo o grupo de crianças. É um espaço das conversas, confidências, onde o educador consegue aperceber-se das características do grupo, dos seus gostos e interesses. Neste espaço faz-se o planeamento do dia, conversa-se, tomamos decisões, costumámos ler e ver histórias, contar novidades, inventar, cantar, dizer lengalengas, num ambiente acolhedor composto por um tapete, almofadas, um móvel com o gravador e cds diversos.
O tapete funciona também como uma área de actividades repousantes, porque é um espaço privilegiado para a escuta e para actividades de carisma mais intelectual, nas quais a concentração da criança é imprescindível.
Neste espaço encontramos os quadros: o quadro das presenças, o calendário, o quadro de aniversário, o quadro das regras e um painel onde se vivenciam as estações do ano e festas.

Área do Faz de Conta

Neste espaço a criança brinca geralmente ao faz de conta, ou seja, faz de conta que é outrem. Imagina-se em qualquer situação, desempenha diversos papéis. Aqui as crianças têm a oportunidade de reunir e representar tudo o que sabem acerca das coisas, das pessoas e de acontecimentos que presenciam ou experimentam no seu dia-a-dia.
A evolução deste tipo de actividade está ligada ao desempenho do educador, tornando-se mais ou menos complexa, mais ou menos intencional, intervindo directa ou indirectamente, avaliando a todo o momento a dinâmica gerada, acções e interacções produzidas. Importa lembrar que esta actividade necessita de uma matriz planificadora; necessita igualmente de uma observação e avaliação sistematizada de intervenção.
É uma actividade espontânea que terá lugar no jardim de infância, em interacção com os outros e apoiada pelos recursos existentes. A partir dai a criança recria experiências da sua vida quotidiana, situações diversas imaginárias e utiliza os objectos livremente, atribuindo-lhes significados múltiplos.
Neste espaço podemos encontrar bonecas pequenas e grandes, que dão à criança a oportunidade de exercer poder sobre elas, de sentir-se forte e grande como o adulto, de repreender, de superproteger, de cuidar, de castigar, de amar ou rejeitar. Estes objectos são importantes nesta área, uma vez que fazem companhia e transmitem segurança, desenvolvendo cada vez mais a sua autoconfiança. Existe também um fogão, lava loiça para que estas simulem situações que vivenciam com as suas mães: lavar a loiça, cozinhar...
Existe 1 mesa, cadeiras, panelas, talheres, frutas, colheres de pau, frigideiras... Este equipamento e material polariza as actividades de cultura e educação
alimentar. Podemos também encontrar um baú das trapalhadas com vestidos compridos, sapatos de salto alto, chapéus, perucas, maquilhagem e outros adereços.

Área da Garagem

Esta área fica situada junto dos jogos de construção, permitindo a articulação entre os dois. Existem vários carros de plástico ou madeira, desmontável ou não, barcos, motas e tractores.
Neste espaço também brincam fingir que estão a conduzir o carro do papá… actividade esta que faz parte das brincadeiras de qualquer criança e dado o interesse manifestado pelas crianças a sala de actividades não poderia deixar de possuir esse cantinho não apenas pelo seu carácter lúdico mas também porque promove a socialização entre as crianças.

Área dos Jogos e Construções

A área dos jogos divide-se em duas partes: jogos de mesa e jogos de tapete.

Jogos de Mesa – são constituídos por dominós, puzzles, lotos, enfiamentos de diferentes estilos e graus de dificuldade para que possam ir de encontro as características das diferentes crianças.

Jogos de Tapete – são constituídos por legos de diferentes estilos e tamanhos. Esta área dá à criança uma grande margem de manobra porque podem utilizar as peças de lego para diferentes fins ajudando a desenvolver a sua noção de espaço e outras noções de carácter lógico- matemático.

É a área privilegiada para as grandes construções.

Área da Biblioteca

Esta área estimula na criança o interesse pela leitura e pela escrita. Fica situada num local iluminado e calmo. Na biblioteca podemos encontrar desde histórias tradicionais, às histórias modernas, revistas, livros de imagens, dicionários... Tenho sempre alguns livros arrumados que vão aparecendo oportunamente ou apenas para fazer uma surpresa.
O visionamento dos livros desenvolve na criança a capacidade de ver imagens estimulando ao mesmo tempo a sua imaginação porque a partir das imagens ela inventa a sua história ou invoca aquilo que memoriza quando a história foi contada pelo adulto funcionando como um óptimo estimulo à capacidade de memorização.

Área da Expressão Plástica

Na nossa sala não existe um cantinho propriamente dito para a expressão plástica. Todos os trabalhos realizados neste domínio, são executados nas mesas da sala, cavaletes e mesa da modelagem. Podemos encontrar num dos móveis tintas, pincéis, tesouras, colas, marcadores grossos, lápis de carvão, giz, material de desperdício, papel, esponjas, folhas de papel grandes e pequenas, vários tipos de papel: seda, solofan, crepe e cartolinas de diversas cores.


Área Da Expressão Dramática

Esta área está apetrechada com um fantocheiro de pequenas dimensões e alguns fantoches de dedo e mão.
Basta ver a fisionomia das crianças ao ver um teatro de fantoches para verificar que este tipo de brinquedo é importante e ao mesmo tempo fascinante para elas. Fantoches de cara, de mão, de dedo, são excelentes estimuladores da imaginação e criatividade da criança. Facilitam a concretização das fantasias e a expressão dos mais íntimos e até dos desconhecidos sentimentos. Proporcionam o prazer de dar vida e voz a animais e bonecos. Através deles verifica-se que alguns deles superam a sua timidez. Verificamos que podem ser expressos sentimentos antes difíceis de comunicar, porque o fantoche passar a ser o foco de atenção em vez da
criança. Este processo criativo vai então desenvolver a linguagem, e a sua capacidade de expressar-se. Estas quando brincam aos fantoches extravasam emoções e manifestam sentimentos indirectamente. O fantoche desenvolve também a fluência verbal, o jogo simbólico, a imaginação, a criatividade, a dramatização, a comunicação. Favorece a projecção de tensões e dos conflitos por intermédio do fantoche e ajuda a desenvolver a coordenação dos movimentos finos (fantoches de dedo), e de movimentos amplos (fantoches de mão). Fomenta a socialização e o faz-de-conta.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

índice de um Projecto Curricular de Grupo - Jardim de Infância

Índice:

Introdução
1. Caracterização da Comunidade/ Meio
2. Identificação da Instituição Educativa
3. Caracterização do Estabelecimento de Ensino
4. Caracterização da Valência de Ensino
5. Modelo Curricular
5.1 Espaços e Materiais
5.1.1 Áreas da Sala de Actividades
5.1.2 Localização e Tamanho das Áreas
5.1.3 Os Materiais
5.1.4 Armazenar os Materiais
5.1.5 Etiquetar Materiais
6. Caracterização do Grupo
6.1 Número de Crianças
6.2 Nível Etário
6.3 Nível Sócio- Económico
6.4 Actividade laboral dos pais
6.5 Passado Escolar
6.6 Necessidades Educativas Especiais
6.7 Envolvimento das Famílias na Vida Escolar dos Alunos
7. Identificação e Definição de Prioridades
8. Caracterização da Sala de Actividades
8.1 Equipamentos e Materiais da Sala de Actividades
8.2 As Áreas da Sala de Actividades
8.2.1 Área do Acolhimento
8.2.2 Área do Faz de Conta
8.2.3 Área da Garagem
8.2.4 Área dos Jogos e Construções
8.2.5 Área da Biblioteca
8.2.6 Área da Expressão Plástica
8.2.7 Área da Expressão Dramática

9. Rotina Educativa
10. Planificação das Actividades 10.1 Objectivos Gerais Pedagógicos
11. Plano Anual de Actividades
12. Avaliação
13. Propostas e Sugestões aos Pais
14. Propostas e Sugestões dos Pais
15. Conclusão
16. Bibliografia
17. Reajustamentos
18. Anexos

Quadro do tempo





Rotina




Mais Grafismos







domingo, 3 de agosto de 2008

PRÉMIO


Obrigada ao Blog Sotão das ideias, que distinguiu a casinha da rita com o "Prémio Dardos" o qual, nas suas palavras:

"Reconhece os valores que cada blogueiro mostra, em cada dia, no seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc.
Quem, em suma, demonstra a sua criatividade através do pensamento vivo, que está e permanece intacto entre as suas letras, entre as suas palavras."

Bonito, não é?
Pois é, mas este prémio tem regras, que são:

1. Aceitar exibir a imagem referente ao prémio;
2. Linkar o blogue do qual recebeu o prémio;
3. Nomear 15 outros blogues a quem entregar este Prémio.

Por isso, embora sejam muitos blogues a nomear,aqui vão os nomeados:

http://jardimdabea.blogspot.com/

http://mundoencantadodanitinha.blogspot.com/


http://atlspedro.blogspot.com/